Projeto incentiva alunos de escola de Joinville a lidar, de maneira eficaz e ética, com os desafios e situações cotidianas

  • Foto: Divulgação -

Intenção do projeto é trabalhar a compreensão dos fatos, com assertividade em seus sentimentos e desenvolvendo a empatia com o próximo

Os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio BONJA, em Joinville, estão participando de um projeto inovador desde o início deste ano. O objetivo desse projeto é estimular os alunos a expressarem suas emoções, promovendo a empatia, o diálogo e a cooperação no convívio em grupo. Conhecido como "Assembleias de Classe do 4º ano", esse projeto acontece mensalmente e busca criar um espaço mediado para desenvolver atitudes e comportamentos que os ajudem a lidar de forma eficaz e ética com os desafios e situações do dia a dia.

Segundo Marelenquelem Miguel, coordenadora pedagógica do 4º ao 6º ano do Colégio BONJA, quando os alunos do 4º ano iniciam o novo ano letivo em fevereiro, eles se envolvem em um ambiente completamente diferente e são preparados para se adaptarem à nova unidade escolar. "À medida que os alunos supervisionam, eles adquirem maturidade. Para integrá-los nesse novo ambiente, com suas próprias regras e condições diferentes da sua realidade anterior, estamos ouvindo ainda mais os alunos por meio das Assembleias", destacou a coordenadora. Ela comenta que, ao entrarem nesse novo ambiente, surgem muitas dúvidas e questionamentos sobre regras, procedimentos e hábitos de estudo.

O projeto tem como objetivo desenvolver a compreensão dos fatos, promover a assertividade dos sentimentos e cultivar a empatia pelos outros. "Queremos promover o protagonismo e a autonomia dos alunos, incentivando a resolução de problemas com coragem e autoridade, destacando a importância de uma comunicação clara, pró-ativa, assertiva e construtiva", informa a coordenadora.

Uma das alunas do 4º ano acredita que esse tipo de atividade é muito importante porque há situações cotidianas em que alguns alunos concordam e outros não. Ela compartilha um exemplo em que sugeriu que o computador fosse movido do meio da sala para melhor visualização do quadro. Através da Assembleia, a sugestão foi acatada, e agora o computador está localizado na mesa do professor, ao lado do quadro. Como resultado, ninguém mais reclama de não conseguir enxergar o quadro.

As Assembleias de Classe contam com a presença da professora da disciplina ViVaE, da professora tutora e de um membro da Equipe Diretiva. Nas salas de aula do 4º ano, há um cartaz com três envelopes: "Eu parabenizo", "Eu crítico" e "Eu sugiro", onde os alunos têm liberdade para escrever suas mensagens, seja para parabenizar, criticar ou sugerir. No dia da assembleia, os alunos se sentam em círculo, leem as mensagens e argumentam em busca de soluções.

Para Solange Marília da Silva, professora da disciplina socioemocional ViVaE (Vivência de Valores e Emoções) do Colégio BONJA, a Assembleia de Classe é importante porque dá voz aos alunos. Quando eles escrevem suas parabenizações, críticas e sugestões, estão expressando seus sentimentos, e isso oferece uma oportunidade para ouvirmos e buscarmos coletivamente soluções que representem o melhor caminho para todos. Solange destaca a quantidade de parabenizações que os alunos escreveram, reconhecendo o esforço e o trabalho bem feito de muitos profissionais que praticam na escola, desde os professores comprometidos com a educação de qualidade até o responsável pela segurança e as zeladoras que mantêm a escola limpa.

Até o final do ano, estão programados mais cinco encontros das Assembleias de Classe.


Prefeitura de Joinville inicia Operação Baixas Temperaturas com acolhimento para pessoas em situação de rua Anterior

Prefeitura de Joinville inicia Operação Baixas Temperaturas com acolhimento para pessoas em situação de rua

Próximo

Por que Dia dos Namorados é comemorado em junho no Brasil?

Deixe seu comentário