Projeto incentiva alunos de escola de Joinville a lidar, de maneira eficaz e ética, com os desafios e situações cotidianas
-
Foto: Divulgação -
Intenção do projeto é trabalhar a compreensão dos fatos, com assertividade em seus sentimentos e desenvolvendo a empatia com o próximo
Os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio BONJA, em Joinville, estão participando de um projeto inovador desde o início deste ano. O objetivo desse projeto é estimular os alunos a expressarem suas emoções, promovendo a empatia, o diálogo e a cooperação no convívio em grupo. Conhecido como "Assembleias de Classe do 4º ano", esse projeto acontece mensalmente e busca criar um espaço mediado para desenvolver atitudes e comportamentos que os ajudem a lidar de forma eficaz e ética com os desafios e situações do dia a dia.
Segundo Marelenquelem Miguel, coordenadora pedagógica do 4º ao 6º ano do Colégio BONJA, quando os alunos do 4º ano iniciam o novo ano letivo em fevereiro, eles se envolvem em um ambiente completamente diferente e são preparados para se adaptarem à nova unidade escolar. "À medida que os alunos supervisionam, eles adquirem maturidade. Para integrá-los nesse novo ambiente, com suas próprias regras e condições diferentes da sua realidade anterior, estamos ouvindo ainda mais os alunos por meio das Assembleias", destacou a coordenadora. Ela comenta que, ao entrarem nesse novo ambiente, surgem muitas dúvidas e questionamentos sobre regras, procedimentos e hábitos de estudo.
O projeto tem como objetivo desenvolver a compreensão dos fatos, promover a assertividade dos sentimentos e cultivar a empatia pelos outros. "Queremos promover o protagonismo e a autonomia dos alunos, incentivando a resolução de problemas com coragem e autoridade, destacando a importância de uma comunicação clara, pró-ativa, assertiva e construtiva", informa a coordenadora.
Uma das alunas do 4º ano acredita que esse tipo de atividade é muito importante porque há situações cotidianas em que alguns alunos concordam e outros não. Ela compartilha um exemplo em que sugeriu que o computador fosse movido do meio da sala para melhor visualização do quadro. Através da Assembleia, a sugestão foi acatada, e agora o computador está localizado na mesa do professor, ao lado do quadro. Como resultado, ninguém mais reclama de não conseguir enxergar o quadro.
As Assembleias de Classe contam com a presença da professora da disciplina ViVaE, da professora tutora e de um membro da Equipe Diretiva. Nas salas de aula do 4º ano, há um cartaz com três envelopes: "Eu parabenizo", "Eu crítico" e "Eu sugiro", onde os alunos têm liberdade para escrever suas mensagens, seja para parabenizar, criticar ou sugerir. No dia da assembleia, os alunos se sentam em círculo, leem as mensagens e argumentam em busca de soluções.
Para Solange Marília da Silva, professora da disciplina socioemocional ViVaE (Vivência de Valores e Emoções) do Colégio BONJA, a Assembleia de Classe é importante porque dá voz aos alunos. Quando eles escrevem suas parabenizações, críticas e sugestões, estão expressando seus sentimentos, e isso oferece uma oportunidade para ouvirmos e buscarmos coletivamente soluções que representem o melhor caminho para todos. Solange destaca a quantidade de parabenizações que os alunos escreveram, reconhecendo o esforço e o trabalho bem feito de muitos profissionais que praticam na escola, desde os professores comprometidos com a educação de qualidade até o responsável pela segurança e as zeladoras que mantêm a escola limpa.
Até o final do ano, estão programados mais cinco encontros das Assembleias de Classe.

Deixe seu comentário